quarta-feira, setembro 19, 2012

Equipe ou grupo, onde você está?



Muitas pessoas montam grupos e equipes com interesses coletivos e individuais, entretanto; há alguma diferença em fazer parte de uma equipe ou de um grupo? Com base em pesquisas, veja alguns pequenos detalhes que fazem uma grande diferença em tomar esta decisão. A equipe pensa e age com interesse coletivo. O grupo age com interesse individual, afinal, os grupos se desfazem com muita facilidade, uma equipe jamais acaba. 
Há uma frase muita famosa no mundo inteiro, de três amigos que faziam parte de um grande exército, porém, dentro deste exército havia uma equipe. (França 1844, os três mosqueteiros, isso lembra alguma coisa?). Eles não deixavam um amigo para trás, não abandonavam um ao outro, não falavam mal um do outro para poder granjear posições melhores como fazem os que estão nos grupos. A frase desta equipe perdura por séculos: “Um por todos e todos por um !”.   

Uma equipe não se desfaz com fofocas, mas, por meio delas se fortalece. Um grupo não consegue sustentar-se com fofocas e acaba causando intrigas e divisões; um grupo não possui interesses coletivos ainda que estes sejam duradouros, e por isso não têm como perpetuar suas ideias e seus objetivos. Uma equipe não dá o primeiro passo se um de seus membros fica prejudicado ou não tem condições de caminhar. 

Uma equipe faz dos obstáculos ferramentas de aprendizagem; Um grupo faz dos obstáculos ferramentas de desculpas para anunciar a desistência de alguns dos seus membros. Uma equipe abraça para ajudar, um grupo abraça para tirar proveito; uma equipe anda num só passo de marcha; um grupo nem sempre espera uns pelos outros. Uma equipe entra na luta para vencer; um grupo entra na luta para arriscar. Uma equipe anda de mãos dadas; um grupo nem sempre para se cumprimentar usa as mãos.

Uma família, uma empresa, uma escola, ou qualquer instituição que não anda como equipe terá pouquíssimo tempo de existência.

Texto: Gleyber Miranda 

Publicidade


0 comentários :

Postar um comentário

Seu comentário será postado após avaliação!! Obrigado!!