História


O Distrito de Pereiros e bastante peculiar, sua história iniciou-se nos anos de 1929, com a passagem de comerciantes denominados matutos, advindos da Paraíba. Aqui existia uma frondosa árvore que se chamava Pereiros, os matutos levavam seus produtos (fumo, carne de charque e etc.) para Pedra Grande e Caiçara do Norte passando por essa árvore paravam para repousar da longa viagem. O hábito começou a ficar frequente começando emigrar famílias formando uma comunidade organizada; surgindo a necessidade de educar seus filhos. 
A primeira professora lecionava em casa e era custeada pelos pais das crianças, entretanto, essa oportunidade era delegada somente aos filhos das famílias que tinham condição financeira.  Diante desse quadro surgiu a primeira escola de Pereiros, Escola Isolada Santa Terezinha, do Governo do Estado.
No ano de 1962, Parazinho foi desmembrado do município de João Câmara e Pereiros era o maior dos 13 Distritos. Em meados de 1964 à 1966 foi construída mais uma sala de aula ao lado da Escola Isolada, que levou o nome de Escola Municipal Alexandre Câmara, em homenagem ao irmão de José Severiano da Câmara, o famoso João Câmara, por ser um dos grandes latifundiários do Rio Grande do Norte, levando esse nome até os dias atuais, construída no governo de Jaime Boa da Câmara (1973 a 1976).

1 comentários :

Anônimo disse...

este blog e muito fenomenal...

Postar um comentário

Seu comentário será postado após avaliação!! Obrigado!!