A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) aprovou o edital do primeiro leilão de transmissão de 2011, marcado para este mês, em São Paulo. A disputa vai colocar em jogo três lotes de redes de energia elétrica produzida por centrais eólicas, que vão exigir a contratação de cerca de 4.500 pessoas, segundo estimativa da agência.
As obras têm extensão total de 430 quilômetros, que vão absorver investimentos da ordem de R$ 750 milhões, nos Estados do Rio Grande do Norte, Paraíba, Bahia e Ceará. As empresas que vencerem a disputa, por sua vez, poderão conseguir receitas de até R$ 93,6 milhões por ano.
Esses empreendimentos, conhecidos como ICGs (Instalações de Transmissão de Interesse exclusivo de Centrais de Geração), vão integrar a rede básica do SIN (Sistema Interligado Nacional).
As ICGs são necessárias para escoamento da energia eólica comercializada nos leilões de fontes alternativas e de energia de reserva, de agosto de 2010, que resultaram na contratação de 1.206,6 MW de potência instalada na Bahia, Ceará e Rio Grande do Norte.
Como será o leilão
As empresas interessadas na concessão deverão apresentar proposta financeira com o valor da RAP (Receita Anual Permitida) para cada lote em envelope lacrado. Se a diferença entre a menor oferta e as outras propostas for superior a 5%, vence o proponente da menor proposta.
0 comentários :
Postar um comentário
Seu comentário será postado após avaliação!! Obrigado!!