"O que eles acham da visita do Trilhas à sua cidade"
O Programa Trilhas Potiguares, entre outras atividades, oferece à Pedra Grande estudantes universitários capacitados para prestar serviço aos idosos do município.
As primeiras atividades voltadas para os idosos de Pedra Grande aconteceram nesta segunda feira (25), em uma oficina realizada no Centro de Referência da Assistência Social – CRAS. A oficina durou a tarde inteira e trilheiros de cursos como medicina, fisioterapia, nutrição e serviço social trabalharam em prol da saúde da terceira idade em Pedra Grande, medindo pressão arterial e taxa de glicose, calculando o índice de massa corporal, entre outros.
Além disso, os idosos tomaram esse momento como lazer e reencontro dos compadres e comadres. Houve sorteios de brindes, lanche e todos os idosos foram presenteados com um boné e inúmeras orientações sobre como manter a saúde e viver melhor. A opinião unânime dos participantes da oficina estabelece a importância desse cuidado com os idosos no município.
O senhor Francisco das Chagas Damião, de 56 anos, afirma que fala em nome de todos quando declara o seguinte sobre os serviços prestados pelos universitários: “Nota onze. Gostaria que tivesse todos os dias. É você dar ao idoso sua importância. É uma pena que isso só acontece dessa forma quando vocês nos visitam”.
Francisco das Chagas é morador do Assentamento Bom Sucesso, que fica na Zona Rural de Pedra Grande. Ele ficou sabendo das atividades do Trilhas Potiguares e foi conferir assim como muitos outros idosos de todo o lugar.
Em 2010, O Programa Trilhas Potiguares organizou um concurso de beleza da terceira idade em Pedra Grande e o Senhor Francisco das Chagas declara orgulhoso que foi nomeado o “Mister da Terceira Idade” em 2010 na cidade de Pedra Grande.
Sobre sua participação nas atividades das duas edições anteriores do Trilhas Potiguares em Pedra Grande, Francisco das Chagas conta uma história: “Em 1972 eu trabalhei na obra do Campus Universitário de Natal. O meu pai era mestre de Obras e nós trabalhamos ali por quatro anos e dez meses com o Engenheiro Civil Malef Victório. Vocês, universitários não sabem o carinho que eu tenho por vocês. Para mim, vocês são frutos de uma árvore que eu plantei”.
É dessa forma que, enquanto beneficiado pelos serviços dos estudantes da UFRN, o Senhor Francisco das Chagas explica o quanto considera importante as atividades do Programa Trilhas Potiguares em seu município.
Fonte: Fotec
0 comentários :
Postar um comentário
Seu comentário será postado após avaliação!! Obrigado!!