quarta-feira, novembro 14, 2012

TEM QUE VOTAR! E AINDA CHAMAM ISSO DE DEMOCRACIA?


Segundo os registros históricos o nosso país deixou de ser Monarquia e passou à República quando D. Pedro II, filho de D. Pedro I havia deixado por alguns motivos que a monarquia enfraquecesse. Seu pai que governou o Brasil por 9 anos, ao voltar para Portugal deixou seu filho no poder. D. Pedro II governou o Brasil por quase 50 anos. Entretanto, em 15 de novembro de 1889, um grupo de revoltosos liderado pelo militar Deodoro da Fonseca, invadiu o Ministério de Guerra e sob ameaças e usando a força proclamou a República.

Para uma parte do povo a ideia era boa e logo foi aceita, visto que o Presidente da República seria eleito (escolhido pelo povo) e teria certo tempo no poder e também porque não seríamos mais dominados por imperadores estrangeiros. No entanto, nem todos podiam votar; apenas fazendeiros ricos, cafeicultores, empresários, operários e imigrantes bem sucedidos. Mulheres e adolescentes ainda não. Mas, o que mudou de lá pra cá?

Tempos mais tarde aconteceram as primeiras mudanças políticas, nasciam novos cargos políticos, novos títulos para os poderosos... enfim, o Brasil passava por transformações que entraram para história. Ditadura! Perseguição, prisões, mortes, exílios... e por fim chegamos em 1988, Constituição Federal do Brasil, DEMOCRACIA! VIVA A DEMOCRACIA! Direitos e deveres constitucionais... agora somos amparados por lei, liberdade de expressão! Viva! Viva! Que nada; tudo é uma farsa! Liberdade de expressão! O voto é democrático... conversa! Se o eleitor não vota também não tira passaporte, se não vota não pode se inscrever para concorrer aos concursos públicos... e ainda chamam isso de Democracia?

Há quem diga: “Mas, realmente vota quem quer, por isso a urna eletrônica possui a tecla BRANCO.” Mas existe esta tecla porque desde muito tempo muita gente se recusa a votar devido aos escândalos que vemos costumeiramente nos telejornais e nos deixa revoltados; todavia, ainda assim, o cidadão tem a livre e espontânea pressão de comparecer a determinada zona e urna e teclar secretamente e ouvir o blim- blim, ainda que seja na tecla: BRANCO.

Texto: Gleyber Miranda


Publicidade

0 comentários :

Postar um comentário

Seu comentário será postado após avaliação!! Obrigado!!