sábado, dezembro 29, 2012

Raio X do cenário político de Parazinho.

O cenário político do município de Parazinho tem vivido momentos de muitas indefinições desde o dia 7 de Outubro quando depois de 24 o grupo da oposição conseguiu vencer as eleições no município. A tensão do "pula pula" é grande, hoje se fosse realizada uma pesquisa perguntando em quem os eleitores votaram, cerca de 90% diria que votou no prefeito eleito, o interessante é que essa atitude não é expressa apenas  pelos menos esclarecidos e sim por pessoas que estavam ligadas diretamente ao grupo da situação, que estiveram o tempo todo vestindo a camisa azul.

Mas, o período das mobilizações e de defender a cor da camisa já passou, agora é a hora de ter direito ao que foi prometido, é hora de partir o bolo....o fato de se ter uma oposição vitoriosa que há 24 anos vinha com vontade de administrar os destinos do município torna a tarefa de partir o bolo um pouquinho complicada; eis a questão: Agradar a gregos e troianos? ou só aos gregos?

Por partes.....

> Câmara de Vereadores

O grupo da oposição além de vencer as eleições para prefeito conseguiu obter a maioria na câmara dos vereadores, o prefeito eleito Marquinhos tem ao seu lado câmara três vereadores do seu partido (PR), Flávio Bocão, Danda de Garrote e Edu Lanches, porem conta com o apoio declarado aos quatros cantos de Parazinho dos vereadores do PMDB, Claúdão e Luizinho. Noticiamos há dias atrás que já hávia insatisfações dentro dos 5 vereadores sobre a presidência da câmara, à principio o grupo deveria votar no vereador Luizinho (PMDB), pois essa era a vontade do prefeito eleito Marquinhos, mas o vereador Flávio Bocão não de acordo com a situação mostrou-se interessado pela presidência, o que causou um pequeno stress no grupo.... diante disso Flávio era candidato e contava com o apoio dos vereadores da nova oposição (Isabel, Marcone, Geam e Genuncio), vira e mexe...e novas informações chegam à nossa redação, em reunião o grupo da  nova situação chega a um novo acordo, onde neste a presidência da câmara será dividida em quatro mandados, na seguinte ordem os vereadores assumirão a presidência, Flávio Bocão (2013), Luizinho (2014), Claúdão (2015) e Danda de Garrote (2016).... essas informações serão confirmadas na próxima segunda-feira (31), quando ocorre a sessão que empossará os  novos vereadores e ocorrerá a votação da presidência.

> Secretarias

Compondo o primeiro escalão do governo temos as secretarias, cargos de confiança do prefeito que na verdade é responsável por todo trabalho técnico, ou seja, é quem realmente faz um governo acontecer....algumas secretarias já foram divulgadas pelo novo governo.Veja as mudanças:

Educação:  Sai Nina e entra a pedagoga Romeyka Priscila, que por muitos anos fez parte da equipe técnica da secretaria de educação.

Saúde: Sai Celina e assume o cargo uma mulher (Assistente Social) de Natal.

Assistência Social: Sai Doreane e assume Jucinara, esposa do Prefeito Marquinhos.

Esporte: Sai Marcos e entra Novinho.

Transportes: Assume Carlinhos de Geruza (como é conhecido).

Administração: Até o momento não foi divulgado, o que se comenta é que o cargo foi oferecido a Garrote (esposo da vereadora eleita, Danda), que por motivos superiores (ou não) entregou a secretaria antes mesmo de assumir.

Comenta-se ainda por pessoas do próprio governo que outras cinco secretarias serão criadas ainda em 2013.

Quem assume as secretarias de Saúde, Educação e Assistência Social tem uma grande missão pela frente, a de superar o trabalho e resultados alcançados pela atual gestão ou ainda de manter esses resultados como estão, a Educação de Parazinho hoje tem um dos melhores IDEB da região (4.5), a Saúde é 4ª melhor do RN e está entre as 100 melhores do Brasil, na Assistência Social todos os programas estão funcionando perfeitamente, esses resultados se configuram na aprovação do município pelo SELO UNICEF.

> Cargos Técnicos

Depois das secretarias vem os cargos técnicos e empregos diversos, essa parte do bolo é a mais difícil de dividir, e de agradar a correligionários e novos aliados, são muitas pessoas que passaram muito tempo "usando perfume nacional e agora querem usar perfume francês (expressão usadas por alguns)", logo fica complicado para quem está partindo o bolo lhe dar com essa situação, mas o prefeito eleito tem mostrado pulso firme e tem mostrado "quem realmente manda".

> Oposição

O novo grupo da oposição tem ficado nos bastidores nos últimos dias, na verdade as articulações aconteceram após a eleição da presidência da câmara, onde vai haver as definições de como realmente vai ficar, se alguém vai pular para o lado da situação ou se vai se opor ao novo governo. Até o momento não se sabe de ninguém (vereador) da nova oposição que queira ir para lado da situação, até porque isso não seria interessante para o novo prefeito agora, pelo fato de só aumentar a conta, ou seja, novos acordos seriam feitos, e a atual situação de Marquinhos não precisa que ele traga vereador da oposição para se aliar a ele, como disse, isso só iria onerar o inicio de governo.

(Essas informações são baseadas em comentários que surgem nas rodas de conversa e em informações repassados à redação).
Por Ricardo Silva



Publicidade

1 comentários :

Anônimo disse...

O Nome da Secretária de Saúde é Eliege Oliveira, Ex- diretora do ITEP/RN, ex-diretora do Hospital mun. de Macau,ex-diretora do Hospital mun. Parnamirim,ex-diretora do Hospital mun. Poço Branco que trabalha há 26 anos como gestora em saúde.
A secretária de Assistência Social é Jucimara.

Postar um comentário

Seu comentário será postado após avaliação!! Obrigado!!