domingo, dezembro 09, 2012

REPRESÁLIAS, PERSEGUIÇÃO POLÍTICA E CONSTRANGIMENTOS NA SAÚDE DE CAIÇARA DO NORTE - RN.



Essa carta é uma forma de denunciar as atrocidades, atitudes e atos antidemocráticos ocorridos em Caiçara do Norte pela irmã do Prefeito no qual exerce o cargo de Secretária Municipal de Saúde.

A Secretária Municipal de Saúde de Caiçara do Norte ALDA ELIAS DE MORAIS (irmã do Prefeito Amarildo Elias de Morais) contatou via telefone a Enfermeira e Coordenadora da Secretaria de Saúde FERNANDA LOUISE ALVES tentando intimidar e evitar a presença na sede da SMS (Secretaria Municipal de Saúde) de TERTULIANO FIDELIX DE ANDRADE morador da cidade de Caiçara do Norte - Enfermeiro Marítimo, pessoa na qual é muitíssimo popular e conhecido por sua forma de reivindicar assuntos relevantes à comunidade de forma direta e objetiva. 



Usando todo o seu autoritarismo e prepotência a Secretária Municipal de Saúde ALDA ELIAS DE MORAIS via telefone com FERNANDA LOUISE ALVES Enfermeira do PSF - Programa Saúde da Família e Coordenadora da SMS ordenou: 

 “... Fernanda procure Luciana e peça a ela pra procurar Tertuliano já que ambos são grandes amigos e pedir a ele que evite vir a Secretaria de Saúde pra falar assuntos políticos”. O aviso foi transmitido por LUCIANA MENEZES RIBEIRO (Telefonista efetiva da SMS) que lhe procurou na terça-feira (04/12/2012) por volta das 18:00 horas a pedido da Coordenadora FERNANDA LOUISE ALVES, seguindo ordens Superioras. 

 “POR QUE SERÁ QUE ELA PESSOALMENTE NÃO ME COMUNICOU, TEVE QUE USAR INTERMEDIÁRIOS PARA TRANSMITIR UM DESEJO PESSOAL COM TEOR POLÍTICO”?
Em primeiro lugar eu não preciso ir até a SMS falar política, pois não tenho esse habito ao contrário de alguns subordinados usarem o tema POLÍTICA diariamente em seus respectivos locais de trabalho seja ele “o PSF - Programa Saúde da Família / Centro de Saúde / Vigilância Sanitária / Setor Epidemiológico e a própria Sede da SMS”. Política nas repartições pública do município de Caiçara já se tornou algo comum e corriqueiro.

Veja a ineficiência e alguns exemplos da falta de organização e da ausência de regras interna no ambiente de trabalho onde favorece o descaso e o caos na saúde Municipal de Caiçara do Norte. 
1. Alguns Técnicos de Enfermagem, Motoristas e Agentes Comunitários de Saúde durante todo o período eleitoral fazia declaradamente campanha em prol do candidato apoiado pela Patroa (Secretária) no qual tinha o seu consentimento;
2. A Secretaria de Saúde funciona geralmente sem líder, na verdade o cargo de Secretária é ocupado somente duas ou três vezes no mês, sendo que mensalmente a patroa recebe seu salário integralmente sem que haja nenhum desconto financeiro;
3. O tema política é assunto das viagens realizadas duas vezes na semana pelo micro ônibus que levam pacientes para fazer consultas e tratamentos por correligionários políticos sem que haja interferência da responsável; 
4. A falta constante de medicamentos que compõe o elenco obrigatório na Farmácia Básica causa transtornos aos usuários portadores de hipertenção, diabetes, cardiopatias;
5. Salários defasados são praticados aos servidores da saúde sem o pagamento de adicional noturno, insalubridade, periculosidade entre outros direitos; 
6. Funcionários recebem advertências arbitrarias, muitas vezes sem motivos e sem o direito de ser ouvido;
7. Funcionários do Centro de Saúde que trabalham em escala de plantão são submetidos ao racionamento em seu turno de trabalho pela quantidade insuficiente de comida para os plantonistas;
8. Falta constante de Médicos plantonistas no Centro de Saúde;
9. Ambulâncias sucateadas e impossibilitadas de adentrar na Capital Natal por irregularidades na documentação;
Que a Saúde não vai bem no municípios “todo mundo” tem conhecimento;
Que a Saúde é um direito de todos e privilégio de poucos no município também “todo mundo” tem conhecimento;
Que vivemos uma cidade que os serviços públicos municipais são mais eficientes e acessíveis aos correligionários e simpatizantes da gestão pública também é do conhecimento de “todo mundo”.

Existem algumas situações que geram revoltas e indignação. Ficar calado diante de problemas que atingem diretamente a população sem que sejam tomadas providencias por uma Secretária invencível, cruel e desumana não é de minha índole.
Existem pessoas que se incomodam com minhas atitudes, porem essas mesmas pessoas manifestam o mesmo interesse de fazer o que eu faço, mais lamentavelmente os falta coragem, pois as represálias politicamente falando é um fato em nosso município.

Confesso que tal iniciativa causa-me espanto, onde na contramão da democracia surge uma possível tentativa de represália. Acredito que tais arbitrariedades são motivadas pela grande repercussão do meu BLOG: tertulianofidelix-rn.webnode.com no qual fico surpreso ao ver que existem pessoas tão sínicas que pelo simples fato de está a frente da instituição SMS como Secretária oito anos (somente em Caiçara), se acha no direito de usar um órgão público como se fosse propriedade particular ou talvez como sendo o quintal de sua casa.

Irei ser recíproco com a Senhora Alda Elias de Morais, neste momento que finalizo está carta protesto, reenviando o recado que a mando dela mim foi transmitido. “... A senhora não adota a mínima prudência. Usa e abusa do poder que está em suas mãos temporariamente, se intitulando um ser intocável e, de forma arbitraria dita as regras do seu próprio joguinho político, defendendo apenas os interesses próprios, haja a vista o cargo que lhes foi ofertado provisoriamente. Continuarei visitando quando achar que devo ir a SMS (Sec. Mun. Saúde) reivindicando as sua obrigações e os meus direitos”.

OS SERVIDORES E USUÁRIOS DOS SERVIÇOS PÚBLICOS DE SAÚDE DO MUNICÍPIO DE CAIÇARA DO NORTE MERECEM ALGO MELHOR.                                                                          
O MINISTÉRIO DA SAÚDE ADVERTE:                                                                                                                 CONTINUAR COM ALDA A FRENTE DA SECRETARIA FAZ MAL A SAÚDE!

TEXTO: Tertuliano Fidelix de Andrade

0 comentários :

Postar um comentário

Seu comentário será postado após avaliação!! Obrigado!!