quarta-feira, outubro 16, 2013

Seu vereador lhe representa?

VEREADOR vem de “verea”, originário do grego antigo, significando vereda, caminho. Vereador seria o que vereia, trilha, ou orienta os caminhos. Existe no idioma brasileiro o verbo verear. Vereador é o mesmo que Edil.

Os Vereadores têm quatro funções principais:

Função Legislativa:  consiste em elaborar as leis que são de competência do Município, discutir e votar os projetos que serão transformados em Leis buscando organizar a vida da comunidade.
Função Fiscalizadora: O Vereador tem o poder e o dever de fiscalizar a administração, cuidar da aplicação dos recursos, a observância do orçamento. Também fiscaliza através do pedido de informações.
Função de Assessoramento ao Executivo: Esta função é aplicada as atividades parlamentares de apoio e de discussão das políticas públicas a serem implantadas por programas governamentais, via plano plurianual, lei de diretrizes orçamentárias e lei orçamentária anual (poder de emendar, participação da sociedade e a realização de audiências públicas).
Função Julgadora: A Câmara tem a função de apreciação das contas públicas dos administradores e da apuração de infrações político-administrativas por parte do Prefeito e dos Vereadores.

Diante do texto acima, faço-lhe algumas perguntas: O seu Vereador lhe representa? O Legislativo de Parazinho lhe representa? O comportamento do seu vereador condiz com sua verdadeira atribuição? 

Intitulada de "Espetáculo", as Sessões Ordinárias da Câmara Legislativa de Parazinho é um dos assuntos mais discutidos entre as rodas de conversas principalmente às Quartas-feiras, dia que sucede as reuniões. A casa que seria para apresentar propostas de melhorias para o desenvolvimento do nosso município, vem sendo palco de grandes discussões entre vereadores que usam sem escrúpulo a Tribuna Livre para atacar seus companheiros. Alfinetadas vão e vem, nem ao menos livram a vida pessoal, e nem “respeitam” os populares que assistem as reuniões na nave e em frente à câmara. 

Analiso isso como um empobrecimento do meu município, uma vez que Parazinho vem passando por grandes e importantes mudanças, e logo seria necessário que os nossos “representantes” e “lideres” acompanhassem esse crescimento, cumprindo com seu verdadeiro papel, que é representar o cidadão na busca da efetivação dos seus direitos.
Infelizmente, hoje o que ouvimos são frases de indignação e repudio sobre os comportamentos dos vereadores de Parazinho. Esperamos que estes ponham a mão na consciência e façam uma avaliação das suas ações e sintam a necessidade de uma mudança, já que eles são pessoas públicas e têm satisfações à dar ao povo que lhe escolheu como representante.

Ricardo Silva

1 comentários :

Anônimo disse...

Deus me livre de nenhum daqueles me representar !
#VergonhaPuraDeles...

Postar um comentário

Seu comentário será postado após avaliação!! Obrigado!!